domingo, 16 de março de 2008

Qualidade de Vida no Trabalho?

Estamos iniciando este blog com o objetivo de discutirmos sobre Qualidade de Vida no Trabalho.

Para esta discussão necessitamos avaliar algumas questões básicas.

1- O que é Qualidade de Vida?
2- Como contrapor as necessidades do empregador (lucro, produtividade, eficácia, eficiência, baixo custo) com as necessidades dos empregados (sem sobrecarga, com ambiente propricio, estrutura adequada, apoio para a boa execução das responsabilidades, rotinas extraordinárias que visem o bem-estar do trabalhador)?
3- Qual o ritimo adequado entre tempo de trabalho e folgas?

Estas e outras questões serão aqui discutidas para que possamos avaliar e sugerir parametros que permitam gerar um nível de qualidade de vida no trabalho e manter, ou até mesmo aumentar a produtividade e eficácia, eficiência e efetividade para o empregador.

Um comentário:

marilene disse...

Os autores das matérias postadas neste blogger usaram de uma forma elucidativa os temas abordados como QVT, Ginástica Laboral, Clima Organizacional...A preocupação de muitas empresas com a melhoria do clima organizacional deve ser tratada de uma forma dinâmica por se tratar de pessoas e contingências diversas.É preciso adequar a realidade de cada empresa em sintonia com os fatores físicos, aspectos psicológicos, tecnológicos buscando um resultado de produtividade aliado à satisfação do empregado e empregador.Vivemos no ambiente de trabalho mais de 8 horas por dia, durante pelo menos 30 anos de nossas vidas.Como conciliar a situação de ser empresário(a), executivo(a),pai(mãe), provedor financeiro,(dona de casa),eposo(a), conciliar tempo para a família e atenção especial para os filhos? Este painel chama-nos a uma reflexão e leva-nos a pensar com seriedade em nossas atitudes dentro e fora do ambiente de trabalho buscando um bem estar pleno. Sou aluna da EADADM- Marilene Drumond de Abreu Caçador- Turma 5- Polo Juiz de Fora